O 27 de Setembro na República Rosa Luxemburgo ás 17:30 (Rua Correia Teles, Coimbra)

O projeto Des(a)fiar a Violência Sexual dinamizado pela UMAR Coimbra com o apoio da República Rosa Luxemburgo e República das Marias do Loureiro foi desenvolvido durante o ano de 2016 no âmbito da 18º Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

Após várias sessões de conversas de cordel (rodas de conversa entre mulheres) sobre a violência sexual resultou a Zine que voltamos a apresentar. Neste(s) encontro(s) a violência sexual foi falada, discutida, por quem passa por ela, por quem a ela resiste, diariamente, desde (muito) cedo na vida. Quisemos, por um lado, possibilitar a construção e partilha de um espaço seguro, de confiança e, por outro, de reflexão e ação.

Juntas desafiamos as representações tradicionais de género e o sistema de valores patriarcal, criamos novas formas de subjectividade focadas na ação e na justiça social. Este é um processo que, sendo colectivo e feminista, fomenta a circulação e a produção de conhecimentos igualitários e é, por isso, um processo empoderador.

Neste evento, integrado nas atividades do CRIA’CTIVIDADE – Integração Alternativa à Praxe – propomos uma conversa sobre a violência sexual e o lançamento da zine online e da página de facebook – Des(a)fiar a Violência Sexual que funcionará como uma plataforma comunitária de informação e partilha.

Apareçam! Estão todas, todos e todes convidadxs :)