Convidamos todas as pessoas a apresentar propostas de atividades para o Festival Feminista do Porto, que vai realizar-se durante todos o mês de março de 2017.

Este ano, o tema é RESISTÊNCIAS & (re)EXISTÊNCIAS – Os feminismos nossos de cada dia.

Para apresentar propostas, preencher o formulário em https://goo.gl/forms/kLqz3qRbeg4VuoDN2

até 8 de janeiro.

Mais informações:
RESISTÊNCIAS & (re)EXISTÊNCIAS
Os feminismos nossos de cada dia

II Festival Feminista do Porto – março de 2017

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS (prazo: 8 de janeiro)

Vimos anunciar o II Festival Feminista do Porto para março de 2017 e convidar-vos a apresentar propostas de participação.

Em 2015, face à passagem da Caravana Feminista da Marcha Mundial das Mulheres pelo Porto, um conjunto de pessoas e coletivos juntaram-se para a organizar um Festival Feminista, que decorreu na cidade durante o mês de outubro. Dezenas de pessoas apresentaram propostas e houve mais de 60 iniciativas em mais de 20 espaços da cidade do Porto.

Foi uma experiência tão positiva que decidimos continuar. Desta vez, pretendemos concentrar as iniciativas de quinta-feira a domingo, durante o mês de março.

É uma oportunidade de mobilização e debate feminista que se sente necessário e urgente no Porto, no país e no mundo.

Lançamos o desafio a todas as pessoas e coletivos: apresentem propostas de participação. O II Festival Feminista do Porto está aberto a iniciativas tão diversas como oficinas/workshops, debates e tertúlias, mostras de filmes, exposições, performances, ações de rua, concertos, etc.

Para 2017, propomos o tema RESISTÊNCIAS & (re)EXISTÊNCIAS – Os feminismos nossos de cada dia.

Num momento em que vivemos retrocessos significativos nos direitos das mulheres apelamos à luta pelo empoderamento com sororidade.
Desejamos celebrar o ser-se mulher, mas também romper as amarras que tantas vezes condicionam o nosso ser.

A resistência na luta pela visibilidade, pelo reconhecimento, por uma existência livre de violências machistas é ainda parte do nosso dia-a-dia. Queremos uma sociedade equitativa e inclusiva, onde a diversidade étnico-racial, de género, orientação sexual, religião e diversidade funcional sustenta e fortalece a nossa existência. Temos de quebrar fronteiras e lutar pelo direito a ocupar os nossos territórios e a defendê-los.

Se a existência é feita nos espaços quotidianos, também a resistência deve ocupá-los quotidianamente, para que possam nascer ações e existências tão livres quanto a consciência ditar. É por isso que neste II Festival Feminista do Porto propomos abrir espaço aos feminismos de todos os dias, focando-nos nas diversas formas de (re)existências quotidianas e de resistência ao capitalismo e ao patriarcado, que se tornam conflitos de uma vida toda.

O Festival Feminista do Porto é uma celebração de encontros, diálogos e reflexões, onde queremos afirmar-nos e reinventar-nos: somos, resistimos, existimos, onde quisermos, como quisermos.

Convidamos todas as pessoas/coletivos interessadas neste projeto a submeter propostas através do formulário de submissão de propostas para o Festival Feminista até 8 de janeiro de 2017.

Se tens um espaço que possa receber alguma iniciativa, contacta-nos pelo email festfeminista.porto@gmail.com.

Divulga este convite! Se tens dúvidas, contacta-nos.

Abraço feminista,
A organização do Festival Feminista do Porto 2017
———
Site do Festival Feminista 2015: https://festivalfeminista.wordpress.com/

Facebook: https://www.facebook.com/festfeminista.porto/