de Helena Carla Gonçalo Ferreira
Dia 8 de Março de 2019 fez-se história no Porto. A manifestação que assinalava o Dia Internacional da Mulher e a Greve Feminista ultrapassou todas as expectativas e uniu milhares de pessoas, principalmente mulheres, que encheram as ruas e exibiram pancartas reivindicativas, com mensagens sociais e políticas que demonstraram, claramente, que não existe feminismo sem antifascismo.
E as histórias de denúncia e resistência contam-se através das pancartas, que são o reflexo da realidade e se inspiram nas lutas quotidianas de cada uma. São essas histórias que queremos contar aqui.
____________________________________________
Helena Carla Gonçalo Ferreira é feminista e activista de direitos humanos. Doutoranda do programa doutoral em Estudos Culturais em parceria entre a Universidade de Aveiro e a Universidade do Minho, é membro da equipa do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro. Publicações recentes relacionam-se com as seguintes temáticas: semiótica, estudos dos media, teoria queer, questões de género e direitos humanos.
Contactos: helenacarlag@gmail.com
https://www.facebook.com/helena.c.ferreira.3
https://independent.academia.edu/HelenaFerreira8